quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Comprar a todo custo

O consumismo vem dominando toda a população, e principalmente os jovens, que influenciados pela mídia, por meio das propagandas e da publicidade, consomem exageradamente.
Um dos motivos alegados para tal padrão de consumo é que a cada dia surgem novos produtos, e para estar atualizado e “dentro do padrão” é necessário tê-los. Essa ação entrou ferozmente em nossas vidas, tornando-nos escravos do consumo. Mas será que consumir trará o bem-estar e realização para nossas vidas?
Essa prática atinge a todos, uma vez que é alimentada pela mídia que objetiva um maior número de vendas, gerando mais lucro e dinheiro. Dessa forma, cada empresa utiliza-se dos mais diversos tipos de meios de comunicação, como a TV, a internet e outdoors, por exemplo, para persuadir o consumidor a adquirir seu produto ou serviço. O que as pessoas não enxergam é que essa compulsão por comprar não leva ninguém a uma plena satisfação, visto que as inovações não param de surgir, buscando atrair cada vez mais a atenção do consumidor.

No cenário globalizado em que vivemos, os consumidores, na ânsia de seguir o ritmo em que a mídia impõe, muitas vezes nem percebem que compram produtos que acabam nem utilizando. Podemos citar o celular como exemplo, por ser um produto que a todo tempo é lançado com mais novidades e atrativos que fazem com que o consumidor o compre, mas utilize apenas as funções mais simples. No final, acaba sendo dinheiro perdido. Essas são as conseqüências do consumismo exagerado.
Por isso, antes de comprar qualquer produto, veja se ele será mesmo de total utilidade. Não jogue seu dinheiro fora, pois assim estará se prejudicando e prejudicando o meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário